Página de abertura
DIRETORIA
Octávio Marques Pontes-Neto
Presidente
Gisele Sampaio Silva
Vice-Presidente
João José Freitas de Carvalho
Secretário
Sheila Cristina Ouriques Martins
Tesoureira
PUBLICAÇÕES
Arquivos de
Neuro-Psiquiatria
Cerebrovascular
Diseases
International
Stroke Journal
NOTÍCIAS
II Encontro Nacional de Unidades de AVC, Encontro da Rede Nacional de Pesquisa em AVC e I Simpósio Internacional de Neurologia Vascular do Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Participem do II Encontro Nacional de Unidades de AVC, Encontro da Rede Nacional de Pesquisa em AVC e I Simpósio Internacional de Neurologia Vascular do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, que ocorrerá nos dias 19 e 20 de abril de 2017, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

O evento tem como objetivo discutir a situação do AVC no país, o programa Nacional, os modelos de sucesso, as dificuldades e as perspectivas futuras, assim como discutir o andamento da pesquisa em AVC no país, executada pela Rede Nacional de Pesquisa em AVC, do Ministério da Saúde. Além disso, esperamos atualizar o público com a abordagem atual sobre diagnóstico e tratamento da doença que é a principal causa de incapacidade no país.

O público-alvo será de médicos, profissionais da área da saúde e gestores de saúde. Contamos com participantes das diferentes regiões do país, além de convidados internacionais, com um público esperado de 350 pessoas.

Inscrição e programação



NOACs em prevenção de AVC por FA: Consulta Pública do SUS


Atenção neuros de todo o país!!!!!! Ontem foi aberta a consulta pública da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS - CONITEC.

A Consulta Pública no. 29 irá avaliar a incorporação dos medicamentos apixabana, rivaroxabana e dabigatrana na rede pública, na prevenção de AVC isquêmico em pacientes com Fibrilação Atrial não valvar.

É muito importante que todos possam contribuir mandando as evidências científicas sobre o tema e também suas experiências pessoais.

A CONITEC, após o término do período da consulta pública, compila todas as contribuições, que são organizadas e inseridas nos relatórios técnicos para análise dos membros do plenário da CONITEC. Estes relatórios são discutidos e é finalmente elaborado um relatório final, que será encaminhado ao Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE), para a decisão final se o medicamento/tecnologia será incorporado ao SUS.



Diretrizes já estão atualizadas com os estudos de Trombectomia publicados em 2015
Por Maramelia Miranda**

As diretrizes americana (American Stroke Association) e européia (European Stroke Organisation) já estão atualizadas com as novas evidências sobre o tratamento endovascular apresentadas no ICS 2015, e publicadas recentemente. O documento da ESO está publicado online, e a diretriz americana foi publicada anteontem, na revista Stroke..


Trombectomia em AVC isquêmico agudo. Agora temos duas diretrizes (americana e europeia).

LINKS
Powers et al. 2015 AHA/ASA Focused Update of the 2013 Guidelines for the Early Management of Patients With Acute Ischemic Stroke Regarding Endovascular Treatment. Stroke 2015.

ESO Consensus statement on mechanical thrombectomy in acute ischemic stroke 2015.

** Maramelia Miranda é neurologista colaboradora do setor de Neurologia Vascular da UNIFESP, em São Paulo.



Stroke Riskometer App e o estudo RIBURST
Por Norberto Cabral e Maramelia Miranda**

Foi publicado esta semana artigo da Stroke de Junho de 2015, do grupo que está envolvido no desenvolvimento deste app, apresentando esta nova estratégia preventiva em AVC, o Stroke Riskometer App.



Contabilizando cerca de quase 2 bilhões de pessoas no mundo com acesso à tecnologia dos smartphones, o potencial desta ferramenta em estratégias preventivas é enorme. Os dados presentes neste novíssimo aplicativo foram baseados em variáveis comprovadamente preditoras de risco do estudo INTERSTROKE, e a fase atual é de término de tradução do aplicativo para mais 13 línguas do globo além do inglês, para que se torne mais acessível a todos.

Aos colegas curiosos em testar o app, podem entrar na plataforma, preencher os dados com seus riscos pessoais, e ao final da inclusão das suas informações, serão convidados a participar do mega estudo do app… E assim poderão fazer parte da população do estudo RIBURST – Reducing the International Burden of Stroke Using Mobile Technology. Incrível!?

Não… Apenas tecnologia “mobile” a serviço da ciencia.

Para baixar o aplicativo:
— iOS (para iPhones and iPads):
https://itunes.apple.com/us/app/stroke-riskometer/id725335272?ls=1&mt=8
— Android:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.autel

Para ver o vídeo curtinho sobre o app, com comentário dos managers do projeto, incluindo Valery Feigin, clique AQUI.

LINKS
Feigin et al, from RIBURST Trial. New Strategy to Reduce the Global Burden of Stroke. Stroke 2015.
Site dos desenvolvedores – Stroke Riskometer

** Dr. Norberto Cabral é da Universidade de Joinville, coordenador do Joinville Stroke Registry e autor de importantes estudos epidemiológicos em AVC do nosso país. Dra. Maramelia Miranda é neurologista vascular colaboradora da UNIFESP, apaixonada e ligada em tecnologia 24 horas por dia.



AVC pode acontecer em qualquer idade
M.Valeriana Leme de Moura Ribeiro* e Sylvia Maria Ciasca**

O grupo de pesquisa Anormalidades Neurovasculares na Infância e Adolescência, UNICAMP/CNPq, motivado em conscientizar no Brasil o AVC na Infância e Adolescência, está se propondo a desenvolver ações efetivas e duradouras.

Consideramos destacável a subvalorização deste diagnóstico, com prejuízo inegável na evolução a curto, médio e longo prazo para as crianças e adolescentes acometidos.

A conscientização do AVC pediátrico está sendo recomendada em todo o mundo pela Internacional Pediatric Stroke Study-IPSS e pela International Alliance for Pediatric Stroke. Diante dessa exposição relativamente simples, estamos divulgando um texto explicativo e o Infográfico para ampla divulgação - AQUI, traduzido para o português e autorizado pela American Heart Association.



Em maio de 2014 foi comemorado nos EUA o dia da valorização do AVC na criança, junto com a semana do Speak up for Kids.

Este ano, pretende-se iniciar e dar continuidade a esta campanha, aqui, em nosso país, buscando parceria com Associações e Sociedades, envolvendo profissionais da saúde, médicos e não médicos. Assim, devem ser fornecidas informações sobre os aspectos clínicos, neurológicos, tratamento, orientação fisioterápica, neuropedagógica e comportamental aos cuidadores e educadores. É importante ressaltar que os pais, em diferentes oportunidades, sempre demonstram expressivo envolvimento emocional.

* Prof. Titular de Neurologia Infantil - UNICAMP;
** Prof. Associada Livre Docente de Neurologia Infantil-UNICAMP
Equipe de colaboradores: Carolina Camargo Oliveira; Karla M.I. Freiria Elias; Katia Maria D. Franco; Marina Junqueira Airoldi; Sônia das Dores Rodrigues



O Brasil recebeu o prêmio de 2º lugar na Melhor Campanha Mundial de AVC 2014.
Concorrendo com 45 países e 114 inscritos. O 1º lugar foi dos Estados Unidos.
Vídeo da Campanha Mundial do AVC Brasileira


Veja abaixo a carta da Organização Mundial.





ESCAPE Trial (Swift e EXTEND): Neurointervenção 3x funciona em AVCi agudo!
por Maramelia Miranda
Direto de Nashville – International Stroke Conference 2015!!!!

O ESCAPE Trial foi apresentado no dia 11 de fevereiro de 2015, no International Stroke Conference 2015 que acontece em Nashville, e o trial teve publicação online simultânea na homepage da NEJM… A apresentação, já no primeiro slide, foi aplaudida.

A seguir, foram apresentados os estudos EXTEND IA e Swift Prime, todos POSITIVOS para a terapia endovascular em agudos com AVCi. E mais dados do MR CLEAN. A reação da plateia, cansada de anos e anos com estudos negativos na área, foi eufórica, com aplausos, e mais aplausos…

***** Frases do dia
  • “Em um dia, tivemos mais trials positivos em AVCi agudo do que nos últimos 20 anos.” (Werner Hacke, neurovascular alemão, comentando sobre a série de estudos positivos – ESCAPE, MR CLEAN, EXTEND IA e SWIFT-Prime, apresentada hoje na ISC 2015, em Nashville)
  • "EXTEND-IA, ESCAPE e SWIFT PRIME positivos!!! NNT de 3-7!!!! Agora temos 4 trials positivos para trombectomia!!! " (Octávio Marques Pontes-Neto, neurovascular da FMUSP-Ribeirão Preto, idem)
  • "Acho que o emocionante foi ontem (i.e., 11 fev 2015). Agora só virão pequenas notícias." (Gabriel de Freitas, neurovascular do Rio de Janeiro, comentando hoje - 12 fev, e referindo-se aos Highlights e às apresentações do dia 11 fev 2015, do congresso americano de AVC 2015).
*****

Ficamos muito felizes com novas evidências, mais uma opção do que fazer para os nossos pacientes!!!!!!!

Vejam o abstract do ESCAPE:

Goyal et al, from ESCAPE Trial Investigators. Randomized Assessment of Rapid Endovascular Treatment of Ischemic Stroke. NEJM 11 feb 2014.

BACKGROUND
Among patients with a proximal vessel occlusion in the anterior circulation, 60 to 80% of patients die within 90 days after stroke onset or do not regain functional independence despite alteplase treatment. We evaluated rapid endovascular treatment in addition to standard care in patients with acute ischemic stroke with a small infarct core, a proximal intracranial arterial occlusion, and moderate-to-good collateral circulation.

METHODS
We randomly assigned participants to receive standard care (control group) or standard care plus endovascular treatment with the use of available thrombectomy devices (intervention group). Patients with a proximal intracranial occlusion in the anterior circulation were included up to 12 hours after symptom onset. Patients with a large infarct core or poor collateral circulation on computed tomography (CT) and CT angiography were excluded. Workflow times were measured against predetermined targets. The primary outcome was the score on the modified Rankin scale (range, 0 [no symptoms] to 6 [death]) at 90 days. A proportional odds model was used to calculate the common odds ratio as a measure of the likelihood that the intervention would lead to lower scores on the modified Rankin scale than would control care (shift analysis).

RESULTS
The trial was stopped early because of efficacy. At 22 centers worldwide, 316 participants were enrolled, of whom 238 received intravenous alteplase (120 in the intervention group and 118 in the control group). In the intervention group, the median time from study CT of the head to first reperfusion was 84 minutes. The rate of functional independence (90-day modified Rankin score of 0 to 2) was increased with the intervention (53.0%, vs. 29.3% in the control group; P<0.001). The primary outcome favored the intervention (common odds ratio, 2.6; 95% confidence interval, 1.7 to 3.8; P<0.001), and the intervention was associated with reduced mortality (10.4%, vs. 19.0% in the control group; P=0.04). Symptomatic intracerebral hemorrhage occurred in 3.6% of participants in intervention group and 2.7% of participants in control group (P=0.75).

CONCLUSIONS
Among patients with acute ischemic stroke with a proximal vessel occlusion, a small infarct core, and moderate-to-good collateral circulation, rapid endovascular treatment improved functional outcomes and reduced mortality. (Funded by Covidien and others; ESCAPE ClinicalTrials.gov number, NCT01778335.)



Vídeo brasileiro da Campanha Mundial do AVC

A Campanha Mundial do AVC este ano, com foco em AVC nas mulheres e o slogan “Eu me importo com o AVC” foi um sucesso em várias cidades do Brasil.

Pra quem tiver curiosidade em ver um resumo das atividades que ocorreram, há um vídeo já disponível na nossa página do Facebook e no Youtube, com uma trilha musical que transmite nossa mensagem de boas festas a todos, e tem também a prova do balde de gelo de dois dos nossos colegas neurovasculares, além do eu me importo de crianças lindas e personalidades brasileiras…

Vídeo da Campanha Mundial do AVC Brasileira





Símbolo Solidário do AVC

Na abertura do Congresso Mundial de AVC, em 10 de outubro de 2012 em Brasília, foi lançado o Símbolo Solidário do AVC (Stroke Solidarity Symbol), um símbolo que unirá a comunidade global na luta contra o AVC. O símbolo é uma cordinha azul índigo (escolhida como a cor do AVC), que será utilizada amarrada no pulso como uma pulseira. A corda azul simboliza a ligação entre todas as pessoas sensibilizadas pelo AVC. Junto à World Stroke Organization (WSO) na implantação deste símbolo está um seleto grupo de organizações-membro da WSO, com experiência de comunicação e capacidade logística.

Estes incluem:
  • American Heart Association / American Stroke Association
  • Austrália – National Stroke Foundation
  • Rede Brasil AVC / Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares
  • Indian Stroke Association
  • Russian Stroke Foundation
  • Stroke Association – Reino Unido
Em parceria com a Rede Brasil AVC /Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, a WSO anunciou oficialmente o lançamento do Símbolo do AVC em Brasília durante o Congresso Mundial de AVC (10 a 13 de Outubro).

O símbolo da campanha poderá ser adquirido novamente no Brasil a partir de setembro de 2014 . Sua renda em todo o mundo será voltada às campanhas de conscientização da população e para auxílio às Associações de pacientes com AVC.

Compre aqui sua pulseira!

Adquiria a sua! Use, mostre! Uma pulseira um grande significado: Ela simboliza a luta contra o AVC



Programação da Campanha Nacional de Combate ao AVC 2014
Confira a programação em todos os estados do Brasil
Saiba mais



O AVC NÃO É O FIM

Vejam o emocionante trabalho do Fotógrafo Erik Nardini acompanhando a rotina de Lúcia Kopschitz Xavier Bastos, ex-professora da Unicamp, sobrevivente de um AVC desde 2001. Até hoje, Lúcia tem sequelas, não pode falar ou mover-se e por meio de um alfabeto dividido em quatro linhas, Lúcia consegue se comunicar e coordenar a casa literalmente com um piscar de olhos. Clique nas fotos que vocês verão um texto explicando cada uma.

Ainda que as dificuldades sejam grandes, Lúcia demonstra força e vontade de viver. Este trabalho faz parte da Campanha Mundial de AVC 2014.

http://eriknardini.com/stroke
Projeto: Stroke is not the end / AVC não é o fim
Retratos de Lúcia Kopschitz Xavier Bastos
Fotografias de Erik Nardini
Concluído em setembro/2014



Campanha Nacional do Combate ao AVC 2014.
27 DE OUTUBRO A 02 DE NOVEMBRO
DIA MUNDIAL DO AVC, 29 DE OUTUBRO

O AVC acontece em um momento em que as pessoas não tem tempo para preparar-se para o que vem pela frente – muitas vezes uma viagem longa e solitária através da reabilitação.

Imaginem ...
*Acordar de manhã e estar paralisado permanentemente em um lado de seu corpo.
*Não ser perfeitamente capaz de entender palavras, e incapaz de falar ou escrever.
*Ter que reaprender a realizar as atividades mais simples da vida diária - comer, vestir e tomar banho.
*A sua vida e as vidas de seus familiares e amigos sendo modificada para sempre.

Participem da campanha, mostrem que vocês também se importam...Juntos podemos evitar o AVC!

Saiba mais sobre a campanha.





Suplemento especial da revista Nature: Stroke
por Norberto Cabral

A revista Nature deste mês trás um suplemento especial com vários interessantes artigos sobre AVC.

Vale a pena. Está com acesso FREE... Tanto online quanto se quiserem ter a cópia impressa para suas bibliotecas.

LINKS
NATURE - Supplement "Stroke"
Para pedir cópia impressa da revista (para sua biblioteca ou seu serviço de Neurologia)



Estudo STASH conclui: sinvastatina não é benéfica em HSA
por Daniel Bezerra e Maramelia Miranda

O Estudo STASH foi desenhado para avaliar uma tese recorrente no Neurointensivismo: As estatinas funcionam para prevenir vasoespasmo em hemorragia subaracnoidea, ou para melhorar desfechos clínicos?

O estudo multicêntrico, duplo-cego, prospectivo, envolvendo 803 pacientes em 9 países, teve financiamento público (nada de indústria), e testou placebo versus sinvastatina 40mg ao dia, nos casos de HSA randomizados até 96 horas do icto.

O desfecho medido foi a escala de Rankin em 6 meses, sendo favorável (mRS 0–2) em 271 pacientes do grupo ativo versus 289 do placebo (p=0,803; OR 0,97; 95% CI 0,75–1,25); Houve 37 (10%) mortes no grupo da sinvastatina e 35 (9%) no placebo (p=0•592).

Conclusão dos autores: O STASH trial não detectou benefício no uso de sinvastatina nos desfechos a curto ou longo prazo em pacientes com HSA.

Conclusão nossa: Mais uma batalha pedida. O que podemos fazer para os nossos casinhos de vasoespasmo e HSA !?

LINKS
Kirkpatrick et al, for STASH Trial. Simvastatin in aneurysmal subarachnoid haemorrhage (STASH): a multicentre randomised phase 3 trial. Lancet Neurology 2014.
MacDonald RL. Are statins to be STASHed in subarachnoid haemorrhage? Lancet Neurology 2014.



Ministério da Saúde institui a Rede Nacional de Pesquisa em AVC, que terá como coordenador o Dr Octávio Marques Pontes Neto
Saiba mais



American Stroke Association lança diretrizes para Prevenção de AVC em Mulheres
Veja o artigo na íntegra
Infográfico



Nova Residência em Neurologia no Hospital Moinhos de Vento. Inscrições até 9/1/14. Maiores informações em www.hospitalmoinhos.org.br/iep






Encéfalo” ganha o segundo lugar no maior prêmio do mercado editorial brasileiro

A Série CBR, do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem e publicada pela Elsevier, ganha pelo segundo ano consecutivo o Prêmio Jabuti em Ciências da Saúde com o quinto livro da coleção. Encéfalo. A publicação foi a segunda colocada na categoria. Em 2012, Coluna Vertebral ficou na mesma posição, resultado da qualidade e relevância dos títulos para o ensino e a atualização da Radiologia e de suas especialidades no Brasil.

Éncefalo tem como editores Dra. Isabela C. Silva, Dr. Giuseppe D'Ippolito, Dr. Antônio José da Rocha, Dr. Leonardo Vedolin e Dr. Renato Adam Mendonça e contou com 43 colaboradores, especialistas da neurorradiologia brasileira egressos de importantes instituições universitárias brasileiras e com experiência internacional, além de professores universitários.

O volume tem mais de 2.800 figuras e ilustrações, em 25 capítulos, que tratam da anatomia seccional às minúcias do diagnóstico das mais variadas alterações do encéfalo. Entre tópicos pouco explorados em outras obras estão a correlação clínica e anatomopatológica e a correlação de vários métodos de imagem seccional, angiográfica e até molecular.






Profissionais da saúde: façam gratuitamente o CURSO NACIONAL DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO AVC online e auxiliem na melhoria da assistência ao AVC no Brasil.

Em 20 de Junho de 2012 foi lançado o Curso de Capacitação na Prevenção e Tratamento do AVC – Rede Básica, UPA, SAMU e Hospital, uma parceria do Ministério da Saúde com as Sociedades Médicas (Associação Médica Brasileira, Academia Brasileira de Neurologia, Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares e Rede Brasil AVC). O objetivo é de implementar um programa contínuo de educação que integre toda a rede assistencial do AVC, desde a atenção básica até o hospital de mais alta complexidade, auxiliando na implantação da Linha de Cuidado do AVC do Ministério da Saúde.

Faça gratuitamente o curso online. Posteriormente, todos os locais receberão também um curso presencial de reforço para a organização das redes de AVC locais.

Para fazer o cadastro e acessar o curso:
Médicos cadastro e acesso: http://www.emc.org.br/
Link do cadastro não médicos: http://avc.emc.org.br/login/signup.php
Link de acesso não médicos: http://avc.emc.org.br/

Escolha o módulo que mais se adequa a você: Hospitalar avançado (para os centros de AVC), Hospitalar Básico (para os hospitais que atendem AVC mas não são centros de Referência), UPA e SAMU ou Atenção Básica.

Em cada aula, façam primeiro o pré-teste, assistam a aula e depois façam o pós teste para que a sua aula fique cadastrada como completa. Assistam as aulas na ordem que elas estão colocadas no site.

Qualquer dificuldade entrem em contato sbdcv@sbdcv.com.br



XI Congresso Brasileiro de Doenças Cerebrovasculares
Em novembro, acontecerá em Fortaleza, no Ceará, o IX Congresso Brasileiro de Doenças Cerebrovasculares. Presidido pelo neurologista João José Carvalho, o AVC 2013, espera reunir mais de 2.000 profissionais para discutir os mais recentes avanços no campo das doenças que mais matam em nosso meio. Revisões, atualizações e análises críticas dos últimos estudos e clinical trials estarão na ordem do dia de palestrantes nacionais e internacionais. Além da programação científica cuidadosamente elaborada a agenda ainda inclui atividades sociais e de lazer com tudo que Fortaleza tem de melhor. Membros da Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares terão desconto nas inscrições. Associe-se ou renove sua anuidade: http://www.sbdcv.org.br/medica_novo_socio.asp
Mais informações sobre o congresso no site www.avc2013.com.br e pelo telefone (85) 4011-1572




30/04/2013
Edital de Convocação para Assembléia Geral da SBDCV
Clique aqui




Durante o Congresso Mundial foi lançado o Símbolo Mundial do AVC, uma pulseirinha (cordinha) azul que simboliza a união de todas as pessoas sensibilizadas pelo AVC. Adquira a sua online pelo site www.olook.com.br.




A campanha Brasileira do Dia Mundial do AVC recebeu a MEDALHA DE PRATA (Segundo Lugar) no concurso Internacional concorrendo com 121 países. O comitê internacional ficou impressionado com a mobilização do Ministério da Saúde, de autoridades e profissionais da saúde, alunos, meios de comunicação, e da Federação Brasileira de Futebol. Como pela primeira vez um país é premiado pelo segundo ano consecutivo, seremos laureados pela World Stroke Organization, que reconhece que o empenho e dedicação dos brasileiros e do governo brasileiro na luta contra o AVC é exemplar. Veja a carta da WSO sobre a campanha (Clique aqui)



O Congresso Mundial de AVC em Brasília, de 10 a 13 de outubro de 2012 foi um grande sucesso, com 1800 participantes de todo o Mundo. Obrigada a todos que participaram para tornar este congresso melhor e parabéns ao Dr. Ayrton Massaro, presidente do Congresso, por todo o trabalho e dedicação. Na abertura do Congresso, o Brasil foi premiado pela melhor campanha Mundial de AVC de 2011, concorrendo com 80 países e contamos com o emocionante discurso do nosso Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.




A Campanha Mundial de AVC 2012, este ano com o slogan "Eu me importo" foi um grande sucesso em todo o Brasil. Organizada pela Academia Brasileira de Neurologia, Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, Rede Brasil AVC e Associação Brasil AVC, em parceria com o Ministério da Saúde, a campanha foi realizada em 50 cidades brasileiras.

Contamos com uma poderosa parceria com a CBF e com os times de futebol, participando da Campanha em 11 jogos do Brasileirão.

Durante o Congresso Mundial foi lançado o Símbolo Mundial do AVC, uma pulseirinha (cordinha) azul que simboliza a união de todas as pessoas simbolizadas pelo AVC. Adquira a sua online pelo site www.olook.com.br.

Vejam a repercussão da campanha no facebook:
www.facebook.com/CampanhaAVC.




A Campanha Nacional de Combate ao AVC foi um sucesso, com 51 cidades em 22 estados participando, com um público recorde, com a participação de artistas, times de futebol e outros. Vejam no facebook as manifestações no país: Clique aqui

Mas, melhor do que isto: o Ministro da Saúde fez um pronunciamento especial apoiando a Campanha do Dia Mundial do AVC e falando sobre o lançamento da consulta pública no dia 29 para que pudéssemos divulgar nas ações da campanha que estão ocorrendo neste final de semana. Estamos muito felizes e o pronunciamento está emocionante.



Notícias na área de doenças cerebrovasculares - Clique aqui



Realizou-se na belíssima cidade de Gramado o Congresso Brasileiro de Doenças Cerebrovasculares (www.avc2011.com.br), entre 29 de setembro e 1o de outubro de 2011. O congresso foi um sucesso pelo público e pelo nível das discussões científicas. O próximo Congresso Brasileiro de Doenças Cerebrovasculares será realizado em Fortaleza em 2013.



Realizou-se, entre 2 e 3 de setembro de 2011, o II Simpósio de Neurointensivismo do Rio de Janeiro. O Simpósio reuniu profissionais da medicina intensiva, neurologia e neurocirurgia em discussões em alto nível na Cidade Maravilhosa.



Nos dias 18 e 19 de agosto de 2011 realizou-se, em Brasília, o "Fórum de apresentação do Plano de Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis no Brasil", com a presença do Ministro da Saúde e representantes do Ministério da Saúde. Nesse Fórum estiveram presentes Dra. Elza Tosta, Dr. Jamary Oliveira Filho e Dra. Sheila Martins, representando a Neurologia brasileira. Pontos importantes do cuidado ao paciente com AVC foram discutidos, sendo definido como uma das áreas prioritárias deste governo juntamente com IAM e traumatismo. Haverá uma destinação específica de verba pública para viabilizar o tratamento de pacientes com AVC na fase aguda da doença, visando construir Unidades de AVC e viabilizar o tratamento medicamentoso com trombolítico.



NOTÍCIAS
FRONTEIRAS DA MEDICINA 04 e 05/05/17 no Hotel Sheraton Porto Alegre: um grande evento científico do Hospital Moinhos de Vento em parceria com a Johns Hopkins apresentando o que existe de novo em diversas áreas da Meedicina. Na área da Neurologia e Neurocirurgia, saiba o que existe se novo em Demência, Parkinson, Esclerose Múltipla, AVC e Coluna. Veja a programação completa e inscreva-se.
Saiba mais

NOACs em prevenção de AVC por FA: Consulta Pública do SUS
Atenção neuros de todo o país!!!!!! Ontem foi aberta a consulta pública da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS - CONITEC.
Saiba mais

Diretrizes já estão atualizadas com os estudos de Trombectomia publicados em 2015
As diretrizes americana (American Stroke Association) e européia (European Stroke Organisation) já estão atualizadas com as novas evidências sobre o tratamento endovascular apresentadas no ICS 2015, e publicadas recentemente.
Saiba mais

Notícias na área de doenças cerebrovasculares.


Mais notícias ...
LINKS
Academia Brasileira de Neurologia
www.abneuro.org.br

Academia Americana de Neurologia
www.aan.com

World Stroke Organization
www.world-stroke.org

European Stroke Organization
www.eso-stroke.org

American Stroke Association
www.strokeassociation.org

Rede Brasil AVC
www.redebrasilavc.org.br